Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

FLORES ONLINE



Quarta-feira, 01.10.14

Comunidade das Lajes comemora 500 anos

Promovida pela Ouvidoria das Flores, a sessão solene de Abertura do Ano Jubilar realizou-se no passado domingo à noite, marcando o início das comemorações dos 500 anos da Paróquia das Lajes, constituída nos primórdios do povoamento da ilha, no início do século XVI.

Durante o discurso de abertura, Davide Barcelos, Ouvidor, sublinhou que “este é um momento propício para olhar o passado e refletir sobre a nossa vivência e identidade cristã atual, bem como repensar o futuro, estabelecendo metas e desafios, tanto a nível paroquial como ao nível de ouvidoria/ilha”.

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário foi edificada pela primeira vez junto ao porto das Lajes. Destruída pelos piratas que assolavam a ilha, o povoado subiu um pouco, o que resultou na construção de uma nova Matriz, onde está hoje localizado o cemitério. Contudo, na segunda metade de setecentos, o edifício, verdadeiramente arruinado, foi demolido, procedendo-se pela terceira vez à edificação da Matriz, entre 1763 e 1783, cuja localização se tornou definitiva.

A história do concelho está intimamente ligada à missão da Igreja. Essa importância pode ser constatada, referiu Luís Maciel, Presidente da Câmara das Lajes, se tivermos em conta que “naquele período, o isolamento da ilha era tão grande que o papel da Igreja extravasava amplamente aquelas que são as suas funções primordiais”, associadas à afirmação da Fé Cristã, desempenhando um papel crucial na educação e formação da sociedade.

O tema escolhido para o presente ano pastoral e para a celebração deste jubileu é Reavivar a Fé recebida, em resultado da crescente preocupação com a “desertificação espiritual”, em que o homem se foi “esvaziando do verdadeiro conteúdo interior e transcendente”, deixando-se dominar pelo consumismo, naturalismo e materialismo.

A sessão comemorativa ficou ainda marcada pela apresentação do logótipo para o Ano Jubilar, que reúne dois elementos base: a fachada da Matriz e a Coroa de Nossa Senhora do Rosário.

Estreitamente associada à atividade eclesiástica nas Flores, a Filarmónica de Nossa Senhora dos Remédios brindou os presentes com um momento musical.

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Susana Soares às 17:05



FLORES ONLINE

foto do autor




Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Outubro 2014

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031