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Quinta-feira, 27.11.14

Utente indignado

Está há mais de um ano à espera de uma consulta de especialidade. José Cardoso diz que nem com a recente ida de um especialista à ilha conseguiu ser atendido.

 A 28 de novembro, o hospital da Horta emitiu o seguinte comunicado:

Relativamente à notícia veiculada, dia 26/11/2014 na RTP Açores e no dia 27/11/2014 na RDP Açores, referente à espera há mais de um ano pela marcação de uma consulta da especialidade de Gastrenterologia no Hospital da Horta do utente José David da Silva Cardoso, o Conselho de Administração, esclarece o seguinte:

- O Hospital da Horta, confirma a existência de uma consulta da referida especialidade, com recurso a procedimento técnico, realizada no dia 30/08/2013, tendo o utente sido observado pelo Gastrenterologista do Hospital da Horta;

- Foi agendada uma 2.ª Consulta para a data de 28/10/2013;

- Na data da referida 2.ª Consulta, ao qual o doente não compareceu, o especialista único do Hospital da Horta, não se encontrava ao Serviço, tendo sido substituído por uma médica Gastrenterologista de Ponta Delgada;

- A não comparência do utente na consulta, não foi comunicada entre os dois especialistas,dando o Gastrenterologista residente, erradamente por assumido, que a situação se encontrava resolvida, o que não levou a qualquer remarcação posterior;

- O Conselho de Administração do Hospital da Horta, confrontado com a notícia do dia 26/11/2014, desencadeou de imediato os necessários procedimentos de averiguação, tendo concluído o seguinte:

* Confirma-se a existência de um pedido de remarcação de consulta, proveniente da Unidade de Saúde da Ilha das Flores, que nunca foi efectivada;

* Confirma-se igualmente que o utente recorreu pessoalmente ao Serviço de Admissão de Utentes do Hospital da Horta, tendo sido informado que o pedido de consulta aguardava agendamento por parte do médico especialista.

O Conselho de Administração lamenta o ocorrido e já deu as necessárias instruções para corrigir e evitar que situações similares se voltem a repetir no futuro.

Hoje mesmo, 28/11/2014, o Director Clínico do Hospital da Horta, enviou uma nota médica, acompanhada do respectivo processo clínico, para o médico de família do utente, a fim de lhe serem prestados os devidos esclarecimentos.Foi igualmente remetida para o utente, uma carta do Conselho de Administração do Hospital da Horta, onde foram apresentados todos os esclarecimentos sobre este processo, bem como o devido pedido de desculpas.

 

Horta, 28 de Novembro de 2014

O Conselho de Administração do Hospital da Horta.

 

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por Susana Soares às 10:41



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