Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

FLORES ONLINE



Quinta-feira, 09.10.14

Festa em honra da Padroeira das Lajes atraiu crentes de toda a ilha

Reavivar a fé recebida é o tema do presente ano pastoral e do tríduo preparatório que marcou o arranque da festa de Nossa Senhora do Rosário, nas Lajes. No sábado decorreu a habitual procissão de velas e no domingo a Missa Solene, seguida de procissão.

 

O Vigário Geral da Diocese presidiu as cerimónias, destacando o significado acrescido desta festividade, que coincide com as celebrações jubilares dos 500 anos de vida cristã da paróquia lajense.

A primeira evangelização na ilha das Flores, datada de 1515, teve como ponto de partida a edificação da primeira ermida da vila, dedicada ao Espírito Santo, no porto. Mesmo depois da sua destruição, causada por ataques de piratas, e perante as ruínas em que ficou a igreja que a sucedeu, a fé subsistiu e o resultado está na instituição definitiva da atual Matriz, dedicada há centenas de anos a Nossa Senhora do Rosário. Neste sentido, o Diocesano referiu que atualmente os inimigos da fé cristã “já não vêm do mar, os inimigos virão de terra, virão de dentro da Igreja, virão de dentro de nós próprios”, por isso, “temos que perceber de que mar é que nos vem a fé e também que piratas ou que corsários é que temos, que são um atentado e um perigo à nossa vida”, num tempo de rutura, em que a tradição é substituída pelo que é novo e exótico.

O Pe. Hélder Mendes incentivou a comunidade a respeitar e a manter-se fiel à tradição, realçando, por outro lado, que é necessário agir: “não podemos descansar sobre um dado assimilado porque esta época que vivemos agora, os 500 anos depois da primeira evangelização, é uma época nova em que o evangelho tem de ser dito de novo ou em que a conversão já não vai acontecer por via do povoamento, mas vai acontecer por uma proposta pessoal em que as pessoas em vez de dizerem bom, somos cristãos há 500 anos, hão-de dizer felizmente sou cristão agora”.

Dos eventos que marcaram o domingo, o Vigário Geral fez questão de destacar o final da Semana Nacional da Educação Cristã, o início do Sínodo dos Bispos sobre a família, presidido pelo Papa Francisco, em Roma, e o começo do novo ano pastoral.

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Susana Soares às 14:50



FLORES ONLINE

foto do autor




Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Outubro 2014

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031