Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

FLORES ONLINE



Sexta-feira, 23.11.12

Plantação de endémicas

O Parque Natural das Flores realiza amanhã, dia 24 de novembro, às 14h30, no miradouro da Lagoa Funda, uma ação de voluntariado ambiental que consiste na plantação de espécies endémicas.

Esta iniciativa está inserida no programa Parque Aberto e pretende ao mesmo tempo comemorar o Dia Mundial da Floresta Autóctone.

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Susana Soares às 14:40


2 comentários

De Joao Silva a 24.11.2012 às 01:41

Drª Susana,sou um apreciador do seu blog. Desde já os meus parabéns.
Sei que não é da sua responsabilidade,mas permita-me que faça o seguinte comentário.
Fico estupefacto quando vejo na nossa linda ilha falar-se de plantar plantas endémicas! Por acaso essa gente que toma essas decisões sabe o que isso é?

"Em biologia, botânica e zoologia chamam-se endemismos (do grego endemos, ou seja, indígena) grupos taxonómicos que se desenvolveram numa região restrita.
Em geral o endemismo é resultado da separação de espécies, que passam a se reproduzir em regiões diferentes, dando origem a espécies com formas diferentes de evolução. O endemismo é causado por mecanismos de isolamento, alagamentos, movimentação de placas tectônicas. Por exemplo, devido à deriva continental, as espécies de Madagáscar ou da Austrália são exemplos flagrantes de endemismos.
A ocorrência de endemismos depende por isso da mobilidade dos organismos. As plantas e peixes de água doce são os mais afetados por processos endémicos, visto que a mobilidade é feita de forma mais restrita do que as aves ou mamíferos.
Algumas doenças e pragas, ao serem próprias de determinadas regiões, por decorrerem de factores ecológicos específicos dessas regiões, são também endémicas.
Podemos classificar os endemismos, principalmente na área da botânica, quanto à sua origem, em: endemismos autóctones, endemismos paleogénicos (ou relíquias) e endemismos neogénicos. A Mata Atlântica é um dos biomas mais ricos em plantas endêmicas do mundo." Fonte WIKIPÉDIA.

Posso acrescentar,por conhecimento próprio,que as endémicas ,e estou apenas a falar de plantas, têm as suas cotas. Umas reproduzem-se a 50 metros ,outras a 100 etc....
Na ilha das Flores das coisas mais caricatas que existem é ser proibido cortar Queirós e cedros. Os nossos antepassados,no tempo que havia bastante actividade marítima, faziam as "cavernas das embarcações com madeira de cedro,fazia-se também janelas,portas,soalhos de casa,etc... Inclusive se exportou cedro para outras ilhas,sem haver o perigo de ele acabar. Quanto às queirós sempre foi uma praga. Quem "mondou" relvas,sabe o quão difícil era acabar com elas,embora fossem uma fonte de riqueza no que diz respeito a lenha para cozinhar e outros afins.
Posto isto, apenas quero sugerir a alguns "iluminados" o seguinte:
-Acabem com as infestantes, como o incenso, as acácias etc... e deixem a natureza fazer o seu papel. Onde há incensos toda a gente sabe que não há mais nada a volta. Nem a "erva de galinha" resiste!.
Por favor,tenham bom senso e deixem de passar "atestados de estupidez" a quem tem experiência de vida.

De Marlene a 24.11.2012 às 21:19

Caro Sr. João Silva

Tomo a liberdade de responder ao seu comentário, mas antes de mais quero agradecer por defenir endemismo. A informação nunca é demais!

Quanto á proibição de cortar queiró e cedro, se tem alguma planta que precise de cortar é questão de contactar os Serviços de Ambiente de Ilha e explicar o seu problema... parece-me que é o que as pessoas fazem normalmente...

Relativamente à sua opinião de que devemos deixar a "natureza fazer o seu papel", concordo inteiramente! Mas veja, se formos colocar as plantas que estariam lá se nunca tivesse havido intervenção humana, estaremos a "ajudar" a "natureza a fazer o seu papel"... Parece-me uma pessoa inteligente e decerto deverá saber a grande capacidade de propagação das invasoras em comparação com a generalidade das nossas endémicas, assim sendo, eu diria que todas as ajudas são importantes!

Comentar post



FLORES ONLINE

foto do autor




Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Novembro 2012

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930